Célia Soutto Mayor - Buffet em BH | Cacio e Pepe: O Que É, Como Fazer, e Por Que é Tão Bom
Célia Soutto Mayor - Buffet em BH | Cacio e Pepe: O Que É, Como Fazer, e Por Que é Tão Bom

Cacio e Pepe: O Que É, Como Fazer, e Por Que é Tão Bom

Cacio e Pepe é uma das mais famosas e emblemáticas massas italianas, que glorifica a complexidade que existe por trás das coisas simples. Com apenas três ingredientes, os italianos criaram um prato descomplicado e delicioso, amado mundialmente e servido em diversos outros países.

 

Mas, qual a origem do cacio e pepe, e como fazer a receita da mais amada pasta italiana?

Origem do Cacio e Pepe

A história do cacio e pepe começa em Roma, assim como a lenda de muitos outros pratos italianos. Trabalhar com poucos ingredientes sempre foi de costume da dieta mediterrânea, que nasceu na época de necessidade e carência por alimentos.

 

A origem do cacio e pepe vem dos pastores de ovelha romanos, que apenas conseguiam levar consigo ingredientes não perecíveis, baratos, e de fácil transporte durante seus pastoreios, como a pimenta-do-reino e a pasta. A pimenta os ajudava a reter o calor corporal nos meses frios, enquanto a pasta lhe dava energia para as longas caminhadas. Já o queijo pecorino, eles extraiam do leite de suas ovelhas e logo o misturavam com o restante dos ingredientes.

Desde seu surgimento, a receita do cacio e pepe foi evoluindo e se aperfeiçoando, até chegar ao divino balanceamento que temos hoje. ‘Cacio e pepe’ significam ‘queijo e pimenta’ respectivamente, em vários dialetos italianos.

Como Fazer Cacio e Pepe

A receita do cacio e pepe pode parecer simples, dado o fato de se utilizarem apenas três ingredientes. Mas o segredo está na cronometragem dos processos de preparo do prato. Como dizem os italianos — “piano, piano, se va lontano.”. Ou, em português: devagar, se chega longe.

A primeira dúvida é qual tipo de pasta usar. O espaguete é a mais tradicional de todas, e com certeza não haverão erros. Porem, a que melhor se adapta ao sabor do cacio e pepe é o tonarrello, um espaguete mais grosso e encorpado. O rigatone também se adéqua bem, já que consegue carregar bastante molho com cada mordida. Porem, o essencial para uma boa receita de cacio e pepe, mais do que o tipo de pasta, é sua cocção: é fundamental que a pasta esteja al dente.

Por serem apenas três ingredientes, também é necessário saber balancear bem a quantidade de cada um que se adiciona á receita. O segredo de como fazer um cacio e pepe está na tentativa e erro, até atingir aquela típica cremosidade do prato.

É recomendado uma proporção de 1:1 entre o queijo pecorino e a água de cocção da pasta, para que assim o molho não fique demasiado seco e pegajoso. Na hora do gran finale, é melhor escorrer a pasta na panela e terminar de cozinhar com o queijo e pimenta, ou misturar tudo em um prato com uma colher e garfo? Não há uma resposta correta, tudo depende do cozinheiro.

Quando Comer Cacio e Pepe

Sempre que quiser!

O sabor forte e característico do queijo pecorino dança com o ardor e perfume da pimenta, criando uma sensação única na boca. Não é por nada que a receita do cacio e pepe resistiu ao tempo, desde sua origem.

O cacio e pepe é a pasta ideal para servir em qualquer ocasião e evento. Seu preparo é rápido e o sabor harmoniza com diversos cortes de carne. Para complementar ainda mais a sua experiência, que tal um vinho tinto com um sabor bem intenso também, como um carmenere ou merlot?

Assim como o cacio e pepe, o buffet Celia Soutto Mayor te oferece várias opções de prato para seu evento. Seja um casamento, aniversário, ou encontro corporativo, estamos sempre preparados e dispostos á oferecer os melhores sabores da temporada, adaptado á varias culturas e tradições ao redor do mundo. Entre em contato conosco para um orçamento!