Hoje em dia, com a conscientização das nossas escolhas alimentares, mais e mais pessoas estão se aderindo a restrições de dieta como o vegetarianismo ou veganismo. Outras apenas não podem ingerir certos ingredientes devido a alergias, como intolerâncias a lactose ou alergia a ovos.
Estas dietas, que evitam o consumo de carne ou de produtos animais por inteiro, podem ser bastante restritivas em eventos, onde as opções de comida já estão pre-determinadas. Várias pessoas com limitações de dieta, muitas vezes se sentem obrigadas a comer antes de sair de casa, levar seu próprio lanche para os eventos, ou apenas se contentar com alfaces e outros vegetais que decoram os pratos.
Com sorte, buffets, como o Célia Soutto Mayor, estão se adaptando a dietas especiais. Hoje em dia, ao atender uma festa de casamento ou aniversário, podemos encontrar diversas opções de pratos veganos, vegetarianos, e até mesmo sem glúten, para atender às limitações de celíacos.
Então, como podemos garantir que todos nossos convidados estejam á vontade em nosso evento, podendo desfrutar de nosso menu sem preocupações?
Para elaborar um menu que atenda a diversas dietas, primeiro precisamos entender a diferença entre elas. Não há nada mais frustrante para um vegano que encontrar queijo em seu prato, mesmo após expressar sua dieta para quem está lhe servindo a comida. Isso acontece porque, muitas vezes, o próprio buffet não sabe diferenciar a dieta vegana da vegetariana.
A dieta vegetariana apenas “proíbe” o consumo de carne, permitindo outros produtos animais como ovos e leite. Já a vegana restringe qualquer produto que seja de origem animal.
Há também aqueles que não comem glúten, por escolha própria ou por serem celíacos. O glúten está presente em cereais como o trigo, centeio, cevada, entre outros. Portanto, qualquer produto ou ingredientes que provem destes, como a farinha, o pão, a pasta, entre outros, contem glúten.
É importante treinar seus funcionários para saberem quais ingredientes estão presentes em cada prato, assim como o que cada dieta significa – assim, não há perigo de que eles mal orientem seus convidados a respeito do que podem ou não consumir, de acordo com suas dietas.
A luta diária de todo vegano é poder comer apenas batata frita na maioria dos restaurantes que frequenta com amigos. Muitos estabelecimentos ainda não adaptaram seus cardápios á restrições de dietas, ou apenas servem algum prato improvisado e pouco criativo. Para muitos buffets, isso também é verdade.
Em todo aniversário, casamento ou evento corporativo, é importante que as opções vegetarianas e veganas sejam tão criativas e bem elaboradas quanto as normais. É fácil servir alimentos de origem vegetal de forma bem composta e elegante. Frutas e legumes possuem cores vivas e chamativas, e isso lhes dá uma vantagem para um display atrativo.
Com sorte, hoje em dia existem também inúmeras marcas que produzem versões veganas de carnes, queijos, entre outros, sendo idênticos aos naturais em cor, textura e sabor.
O segredo para um bom menu de eventos, que consiga atender a diversas dietas restritivas de forma gostosa e criativa, é escolhendo um bom buffet.
A Celia Soutto Mayor, oferece cardápios que incluem opções veganas como o medalhão de palmito com abobrinha e gergelim negro, ou um petit de couscous marroquino. Para os vegetarianos, o risoto de limão siciliano ou o cacio e peppe são escolhas populares, assim como os beignets de funghi shitake e champignon. Contratando serviços completos como estes, você garante que todos os seus convidados se sintam á vontade, não importa sua dieta!